Empresa

Atividade

A Transgen Desenvolvimento e Produção Pecuária é uma prestadora de serviços veterinários especializada em transferência de embriões bovinos e no desenvolvimento de novas técnicas para reprodução de gado de corte e leiteiro.

Uma equipe de profissionais e funcionários treinados atuando na Fazenda Guaxupé, em Uberlândia, MG, área exclusiva para essa atividade, permitem resultados de produção nos limites máximos, de acordo com o potencial dos embriões envolvidos nesse processo.

Desempenho

Com exceção de alguns embriões congelados importados, a maioria absoluta dos embriões transferidos atualmente é produzida nos laboratórios comerciais de FIV (fecundação in vitro). Características individuais das matrizes e touros e a interação entre eles provocam diferenças nas taxas de gestação. Isto dificulta a comparação de resultados sem um imenso número em cada situação que se compara.

Para saber se o melhor está sendo feito é preciso conhecer os sistemas de manejo das receptoras e as técnicas veterinárias, evitando riscos e frustrações com os resultados.

O comércio de genética bovina de alto desempenho produtivo atinge valores que precisam da máxima segurança. Embriões só devem ser transferidos em fazendas onde todas as condições são avaliadas sistematicamente e os animais submetidos a um manejo disciplinado.

Quando há espaço, disponibilidade de mão-de-obra, tempo para administração e formas de manejo nutricional e sanitários bem consolidados, é possível organizar nas próprias fazendas de cria um bom sistema de transferência de embriões FIV.

A Transgen, trilhando a evolução da pecuária pelo interior do país, está selecionando criadores, investidores e fazendas em diferentes regiões do Brasil para representar a genética de alguns de nossos clientes, vendendo fêmeas leiteiras para formação e reposição de novos planteis e machos para monta em rebanhos de corte.

Histórico

Em novembro de 2002 a Transgen® iniciou suas atividades em Uberlândia, MG, num empreendimento executado em parceria pelo veterinário Fernando Pupim e o agrônomo José Leonício Gomes. O primeiro, graduado em medicina veterinária pela UNESP de Botucatu, em 1988, com experiência em pecuária e transferência de embriões. O segundo, formado em agronomia pela ESALQ em 1971, mestre em nutrição animal e proprietário das Fazendas Brasil e São Pedro, com diversos trabalhos na administração de projetos, realizados como diretor da Granja Resende.

No final de outubro de 2006, a Transgen® alinhou seu trabalho com o da Agropecuária Xapetuba, propriedade do engenheiro civil José Antônio da Silveira, que passava naquela ocasião a direção da empresa ao seu filho Thiago Bianchi da Silveira. Essa nova parceria surgiu com objetivo incrementar os resultados e vendas de receptoras meio-sangue Nelore x Simental, que emprenhavam em 90% das vezes com embriões de Nelore.

Entre o final de 2008 e início de 2009 a Xapetuba mudou o rumo dos negócios e partiu para cria de bezerras Girolando. Nessa época, a Transgen® e seus parceiros realizaram mais de 100 transferências semanais e somavam 12.000 receptoras prenhas vendidas.

Nessa ocasião, em apenas quatro meses, nossa equipe transferiu 1009 embriões FIV produzidos com semên sexado, que resultaram em 534 prenhezes sexadas, das quais 502 fêmeas, com taxa de gestação média de 52,92%, variando entre 32,00% e 63,25% conforme o lote de embriões e acasalamentos escolhidos pelos proprietários.

Em meados de 2009 a Transgen e a Fazenda Genipapo, do criador Paulo Roberto Andrade e Cunha, que acabava de conquistar com sua vaca Gemada o grande campeonato durante a Expozebu, iniciaram um programa de produção e comercialização de prenhezes e embriões das raças Gir e Girolando para atender à grande demanda que seguia as tedências do mercado da pecuária leiteira.

A Transgen, usando genética da Genipapo, já produziu e comercializou uma centena de prenhezes de fêmeas da raça Gir e mais de duas centenas de prenhezes de embriões Girolando 1/2 Sangue.